Estudos e Projetos

Portfólio
A Estratégia de Eficiência Coletiva «Buy Nature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas» assenta na valorização e exploração sustentada dos recursos naturais existentes nas áreas classificadas do interior da Região Centro, assumindo estes recursos como fatores de atração de visitantes e de crescimento dos fluxos turísticos, para criação de um destino de turismo de natureza. No âmbito deste projeto, a A2Z Consulting foi responsável pela: con­ceção do Estudo Prévio do Plano de Ani­mação Buy Nature (pro­jeto com­ple­men­tar da EEC Buy Nature), no qual definiu a metodolo­gia, obje­tivos, tipolo­gias, áreas pri­or­itárias e ações a desenvolver.
O Estudo Técnico Prévio da Rota das Carmelitas foi projetado com o objetivo de identificar trajetos alternativos às estradas nacionais de intenso tráfego rodoviário, entre Coimbra e Fátima, trajetos esses que possibilitem aos peregrinos caminhar em segurança e, simultaneamente, usufruir do património ambiental, cultural e religioso da região. Por outro lado, a implementação da Rota procura também criar condições e infraestruturas de apoio, que permitam que o percurso possa ser realizado durante todo o ano. Atenua assim o efeito sazonal da peregrinação, que se assiste em períodos comemorativos das aparições da Nossa Senhora de Fátima, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização de um território do interior que tem sofrido um acentuado despovoamento. O Estudo Técnico Prévio foi Promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) através de um protocolo de cooperação conjunto com entidades como a Diocese de Leiria, a Diocese de Coimbra, o Santuário de Fátima, a Entidade Regional de Turismo do Centro, a Entidade de Turismo Leiria e os Municípios de Coimbra, Condeixa, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém. No âmbito deste projeto, a A2Z Consulting foi responsável pela realização do Estudo Téc­nico Prévio; pro­posta de um itin­erário e respetiva sinalética; pro­moção e esti­ma­tiva orça­men­tal, para a imple­men­tação do pro­jeto “Cam­inhos de Fátima – Rota de Pere­gri­nação das Carmeli­tas de Fátima”.
O projeto da Grande Rota do Zêzere prevê a criação de infraestruturas para o usufruto turístico do rio Zêzere desde a nascente até à foz, mais concretamente um percurso sinalizado e equipado para utilização pedestre, de bicicleta ou de canoa, envolvendo 14 Municípios na sua implementação: Manteigas, Covilhã, Guarda, Fundão, Pampilhosa da Serra, Castanheira de Pêra, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Ferreira do Zêzere, Constância e Abrantes. Para além dos trabalhos relacionados com a reabilitação do traçado, através da limpeza e abertura de caminhos, pretende-se dotar este percurso de sinalização adequada, de maneira a que torne possível a sua utilização em completa autonomia e em ambos os sentidos, segundo as normas vigentes para a sua homologação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Os critérios para o traçado deste percurso regeram-se pela proximidade ao rio Zêzere, pelo interesse paisagístico e pela valorização e reabilitação de caminhos antigos. Este projeto adquire uma importância fundamental para a promoção turística deste território, na estratégia de um desenvolvimento sustentável baseado no aproveitamento do património natural e rural, tendo em atenção os mais atuais princípios da eco-responsabilidade e da busca de novas soluções de mobilidade. No âmbito deste projeto, a A2Z Consulting é responsável por: estudo de viabilidade técnica de implementação da Grande Rota do Zêzere; coordenação técnica ao nível do estudo e validação dos itinerários propostos; contabilização de sinalética com vista à candidatura de financiamento e respectiva homologação; apresentação de propostas de intervenções necessárias à viabilização técnica da rota; proposta de traçado final.